A CÂMARA

 

O Poder Legislativo municipal é exercido pela Câmara de Vereadores. Os Vereadores que a compõem são eleitos, por meio do sistema proporcional, pelos cidadãos com mais de 16 anos pelo voto direto e secreto. Logo, esses representantes do povo são ocupantes de cargos chamados eletivos, que possuem tempo limite. (Nesse caso de 4 anos).

Para além dos vereadores, a Câmara ainda conta com servidores, que foram selecionados em concurso público, e, portanto, não ocupam cargos eletivos. Esses servidores exercem funções diversas, desde rotinas administrativas até a assistência técnica legislativa aos vereadores.

Compete a Câmara municipal, trabalhar na formulação das leis municipais, na aprovação ou veto das ações que a prefeitura deseja fazer. Além disso, cabe a ela ainda: Fiscalizar e julgar determinados atos do governo municipal.

Ela é a representante maior dos cidadãos municipais, sendo ela seu legítimo representante. É na Casa Legislativa que ocorrem as discussões dos assuntos de interesse da coletividade, o que imputa grande responsabilidade aos Vereadores.

Instalada em 15 de junho de 1872, a Câmara Municipal de Vereadores de Águas Belas é composta, atualmente, por 13 Vereadores. Na casa, são realizadas reuniões ordinárias, extraordinárias, solenes, especiais e de audiências públicas. As reuniões ordinárias são realizadas nas sextas-feiras, com início às 15hs.


Ir para o Topo do Site

CÂMARA MUNICIPAL DE ÁGUAS BELAS

ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Segunda a Sexta. Das 07:00 à 13:00

Praca Manoel Borba, nº 10
CEP: 55340-000, Centro - Águas Belas - PE

Fone: (87) 9 9619-4671